top of page

Da inscrição à aprovação!

 

Mariana 24/06/2013

 

E foi lá em novembro de 2012 com inscrição despretensiosa que a história começou. 
Com um alemão que tendia a zero, fiz a inscrição para um programa de intercâmbio universitário do governo federal brasileiro o "Ciências sem Fronteiras". No edital constava que era necessário ter um certo nível de alemão que seria comprovado através de um teste de proficiência o OnDaf, o resultado da prova deveria ser enviado até o início de fevereiro, e assim parti para minha missão quase impossível: aprender alemão em 3 mês e tirar a nota necessária na prova. Como era previsto a missão falhou! E pela primeira vez o sonho acabou, chorei em quanto caia uma chuva torrencial em minha cabeça, depois de esperar um ônibus por 3 horas, viajar da UFMG ao centro desci, decidida a esquecer a Alemanha, para não perder a viagem aproveitei BH! (Sílvio mande lembranças a Juarez!)
Diferente do que era esperado minha inscrição foi homologada e passei o carnaval comemorando o que eu não sabia se era ou não um aprovação, uma coisa era certa a esperança havia voltado! Porém o sonho acabou pela segunda vez quando recebi um e-mail indeferindo minha inscrição. E mais uma vez “Tschüs” Alemanha!
Tempos depois vejo a notícia que o pessoal que havia feito inscrição para Portugal seria relocado para outros países e que teriam a chance de estudar o idioma no país de destino. Admito odiei todos! Recalque mesmo!
E parece que Capes escutou meus gritos e me enviou um e-mail oferecendo a mesma condição que seria oferecida para os de Portugal. Sem pensar duas vezes aceitei, e mais uma vez voltei a sonhar! Mas dessa vez o recorde foi batido e em 30 minutos o sonho acabou mais uma vez, com um e-mail de indeferimento, que hoje imagino que tenha sido um erro sistêmico!
Outro e-mail, outra esperança, e uma promessa: Só voltar a fazer planos quando tiver certeza! Mentira! Grupos de desesperados no facebook, esperanças, ler e reler os e-mail que tinha recebido, dúvidas, espera, ligações, e-mails e nenhuma notícias da Capes! E assim se passaram dias, mês, anos, décadas, eternidades! Nenhuma notícia da Capes!
E foi no dia 16/05/2013 que recebi o bendito e-mail! Ele terminava dizendo: “Receba os cumprimentos dos gestores do programa e desejamos sucesso nessa iniciativa que com certeza será revertida em prol do bem da sociedade brasileira.” Admito senti como se tivesse ganhado o Nobel, ou sido a primeira pessoa a pisar na lua, ou feito uma coisa MUITO importante! Sim! Planos liberados!
Mais uma emoção, meu nome estava na lista dos aprovados do programa! E cliquei: “Aceito os termos”.
E assim tive certeza depois de quase 6 meses de processo, meu coração está ótimo e tenho amigos muito pacientes!
Obrigada:
Sílvio, que sofreu e se alegrou comigo a cada notícia!
Silvana, pelo apoio incondicional!
Nayara, Eliana e toda a turma do Sólido por sonharem comigo!
Juracy e Wellington, por compartilharem comigo essa ansiedade, a Alemanha nos espera!
Tia Denise, Luísa e Alice, por estarem comigo em vários dias de possíveis resultados!
Camila, pela amizade e confiança incondicional!
Talita, Luan, Thaynará, Luiz Henrique e Henrique por quase clicarem no botão de “Aceito os termos” por mim!
A toda turma e professores do 2º período “A” de Engenharia Civil – Matutino/Funorte, por me aturarem só falando sobre isso!
E todos os outros que mesmo sem saber de nada estiveram ao meu lado!
 
Parabéns! Vocês conseguiram! Terão aproximadamente 550 dias de férias de mim!
\o/

bottom of page